Quais os próximos passos da indústria da música e como fazer parte disso? Como as tecnologias web 3.0 são essenciais no processo e o que podemos aprender com o que está acontecendo agora para se posicionar de forma eficaz? Vamos compartilhar um pouco de nossa pesquisa e experiência com o ecossistema Gala – com o qual interagimos por alguns meses. Abordaremos o assunto usando exemplos concretos, links clicáveis e algumas percepções sobre as informações e interações exclusivas dos membros Gala Gold.
Gala Gold
(é necessário estar logado em uma conta [gratuita] para acessar a área de compra! https://app.gala.games/upgrade/ )
É uma excelente opção aos entusiastas dos ecossistemas Gala. Uma espécie de clube, com vantagens que incluem;
-distribuição eventual de NFTs.
-acesso a canais exclusivos no Discord (informações privilegiadas e interação com membros mais engajados da comunidade e a equipe, que é ainda maior que no chat comum). O Gala Gold também possibilita o acesso a um canal exclusivo no Discord do servidor Gala Music.
-um NFT que pode ser usado no jogo Town Star, podendo gerar 1 Town (token do jogo) por dia (jogando e completando a missão diária). É muito relevante atentar que é necessário, além do NFT; ter qualquer quantidade de tokens Gala e/ou Town em sua carteira Gala para de fato gerar essas recompensas. “Ter” esses tokens na sua conta implica custos com taxas; isso dever ser levado em conta. ATENÇÃO; se comprar a membership Gold e não tiver nenhum token Gala e/ou Town na sua conta Gala: não poderá receber recompensas nos jogos! (Atualmente só o jogo Town Star funciona de forma play-to-earn, com muitos jogos a serem lançados, inclusive nos próximos meses).
O custo é de 50 dólares, pagos apenas uma vez, mais as taxas, fator muito relevante pois as taxas da rede Ethereum, usada no momento, são caras. Isso pode elevar bastante o custo – nossa equipe pagou em Dezembro de 2021 aproximadamente 30 dólares em taxas para depositar ETH no ecossistema Gala e adquirir o Gala Gold. Desde Dezembro recebemos 3 NFTs. O inicial mais dois ‘drops’. Ter acesso aos canais do Discord exclusivos é útil para se inteirar sobre o ambiente, as narrativas e fatos concretos sobre o ecossistema. Consideramos uma ótima aquisição para nosso caso específico, inclusive por termos outros ativos no ecossistema. No futuro, com a Gala Chain (em desenvolvimento) colocar esses NFTs a venda será provavelmente pouco custoso (em sites como OpenSea por exemplo). Hoje, vender e transacionar NFTs da Gala pode compensar caso sejam NFTs de maior valor, pois as taxas são altas.
GALA MUSIC
A Gala tem uma tarefa ousada ao ambicionar disputar uma fatia da indústria da música. A ideia central é empoderar artistas e fãs usando blockchain, fazendo artistas terem mais controle criativo e a liberdade de cunhar, lançar e distribuir música de forma mais autônoma. O sistema é pensado também para fazer com que o reconhecimento de artistas consagrados apoie músicos emergentes e novos talentos (Cunhar/Mintar é o processo de “criar um NFT” em determinada blockchain).
Certamente um dos principais trunfos da Gala é a aposta na descentralização, que tem como uma das bases a infraestrutura já construída e a em construção. A Gala Chain, por exemplo, terá um papel importante no processamento das transações.
Tirar as gravadoras estabelecidas da posição de intermediários; distribuindo mais valor e controle criativo aos artistas e fãs é uma tarefa que se torna mais provável com a implementação veloz das tecnologias web 3.0.
Como funciona o Ecossistema Gala Music?
(Todas as informações técnicas estão de acordo com os conteúdos oficiais da Gala. Condições podem mudar em prol do melhor desenvolvimento do projeto, claro a critério deles).
As recompensas são compartilhadas. Os fãs colecionam NFTs de música, ouvem para ganhar e compartilham o sucesso e receitas dos músicos que desejam através de um modelo descentralizado de execução, distribuição e recompensas.
Artistas lançam NFTs que são vendidos na Gala Music e podem cunhar (“mintar”) e vender NFTs sem as habituais restrições das gravadoras. Além disso, podem oferecer “vantagens” aos consumidores; conhecidos como “drops” no mundo cripto. Esses drops podem ser músicas, álbuns, colecionáveis, ingressos e experiências especiais para fãs.
Os fãs podem apoiar seus artistas favoritos comprando suas músicas/NFTs e por isso recebem experiências exclusivas com curadoria dos próprios artistas. Uma parte da receita dos NFT se destina a manter o acesso as músicas com baixos custo para os fãs e para apoiar artistas emergentes.
Artistas e proprietários de NFTs dividem recompensas. O percentual recebido pelo artista é um destaque se comparado a outras platafromas (50%). Ao sincronizar um NFT de música com um Player Node ou Fan Node; toda vez que uma música é tocada nas redes da Gala Music, tanto o artista quanto o proprietário dessa NFT ganham tokens.
Oferece um modelo ouça para ganhar; quem não possui um Nodo ou uma música/NFT também pode receber recompensas, apenas ouvindo música. Streams de NFTs de artistas emergentes oferecem tokens como recompensa.
Como exemplo atual; a “Stash Box” do Snoop Dogg contém 1 das 17 faixas de seu novo álbum e esses NFTs de música garantem acesso a vantagens e recompensas, como; utilidade nos jogos Gala Games, a capacidade de fazer parte do modelo “ouvir e ganhar”, ingressos para shows presenciais e virtuais, itens colecionáveis, participações em lista de acesso de compras antecipadas, eventos, descontos e virtualmente qualquer possibilidade que possa ser implementada pelo artista. (https://app.gala.games/store?games=gala-music)
Player Nodes
A principal forma de interagir com esses ecossistemas no momento é adquirir um “Player Node” (os “Fan Nodes” serão oferecidos no futuro e terão relação com um artista específico). “Players Nodes” funcionam mais ou menos como uma rede de Juke Boxes (aquelas máquinas de tocar música comuns em bares).
Modelo de distribuição de recompensas do Nodo (Player Node – Gala Music)
A reprodução verificada de cada faixa gera 0,10 dólares na moeda específica do projeto (“Gala Music Token”), cunhada (minted) e distribuída da seguinte forma:
50% = Artista
35%= distribuído igualmente entre todos os proprietários da faixa executada.
10%= distribuídos entre toda a rede de nodos de música ativos.
5%= para o proprietário do nodo executando a faixa específica (muito provavelmente isso será feito de acordo com proximidade; o nodo mais próximo do cliente que requisita a música é acessado).
Custo Nodo (Player): 1200 dólares (Fevereiro 2022)
Estimativa de recompensas: ainda desconhecida.
(fonte: Discord Gala Music; https://discord.com/invite/gogalamusic)
A forma de distribuição de serviço baseada na distância faz a opção de ter vários nodos ter sentido, principalmente se forem posicionados em pontos geográficos diferentes. Assim seria possível maximizar os lucros; posicionando uma música/NFT específica em um nodo operante em uma parte do mundo em que a demanda por essa música seja alta. Como os acessos serão baseados nos pontos geográficos, o proprietário do nodo ganham mais se tiver uma música/NFT sendo muito requisitada nas proximidades; os 5% mencionados na tabela.
Em resumo; comprando ‘apenas’ um Nodo é possível gerar renda passiva (os 10%). Essas recompensas podem ser potencializadas ao se adquirir NFTs/músicas e inserindo-as no nodo (os 35% e os 5%).
Vale a pena comprar um Nodo?
(recomendamos fortemente uma boa pesquisa na sessão de perguntas e respostas do site, caso necessite, use uma ferramenta de tradução online: https://music.gala.world/nodes. Está na parte mais de baixo da página)
Pontos favoráveis;
-Comunidade grande, engajada e em crescimento (isso ajuda a atrair o interesse de parcerias e artistas).
-Capital. A Gala tem hoje um caixa sólido e expressiva capitalização de mercado (recentemente tem permanecido aproximadamente na posição #50 no ranking cripto; https://coinmarketcap.com/pt-br/currencies/gala/ ). Com um caixa dessa magnitude, os projetos da empresa têm muito mais espaço para manobra e muito menos risco.
-Parcerias fortes. A primeira delas é com o pioneiro e ícone do rap; Snoop Dogg. Snoop acaba de lançar um álbum com músicas em formato NFT no ecossistema Gala Music, o primeiro “produto” da rede; B.O.D.R. (Bacc on Death Row). Além; algumas músicas/NFTs estarão disponíveis apenas na Gala Music. Isso revela um pouco sobre a capacidade de atrair artistas. Pelo que se percebe acompanhando as mídias sociais, negociações com Steve Aoki estão em estágio avançado. Aoki tem um projeto próprio; https://a0k1verse.xyz/. Provável que algum tipo de parceria aconteça entre estes projetos.
-Interação de Games e Música, em indústrias que tem uma grande base de usuários comuns.
-Os “Founders Nodes” são um sucesso de vendas e atualmente geram recompensas acima de qualquer “rentabilidade normal fora do mundo cripto” (principalmente para os que compraram esse nodos em preços mais baixos do que os atuais). O token Gala se valorizou expressivamente no último ano e as recompensas diárias proporcionadas por esse nodos são emitidas nesse token. É muito difícil achar um proprietário de um desses nodos insatisfeito no Discord. Ou seja; a Gala Music parte de um modelo que já é muito bem-sucedido nos Games play-to-earn/DeFi.
(Fonte; https://www.tradingview.com/. Gráfico de candles – velas – diário da Gala/BUSD. O primeiro candle mostra o preço em aproximadamente 0,02 dólares em 13 setembro de 2021, quando o token foi listado na Binance. Hoje é negociado por cerca de 0,30.)
Pontos negativos;
-É o início oficial do projeto. Todo início, por definição oferece potencialmente riscos “elevados”.
-Os nodos não podem ser transferidos/vendidos.
-A indústria da música é muito competitiva e há players muito poderosos já bem estabelecidos (YouTube, Spotfy etc). Essas empresas também podem alterar seus modelos de negócio ao passo que a indústria se transforma e já possuem sistemas operantes e base de clientes. Mudanças requerem novos hábitos e padrões de consumo, e forma geral os seres humanos não gostam de mudar. Porém se as alternativas forem percebidas como vantajosas; as mudanças são muito mais prováveis. Oferecer vantagens de forma clara, intuitiva e de forma amigável ao consumidor final é uma das principais tarefas da Gala no futuro próximo. Observe os infográficos com dados sobre os ganhos dos artistas: https://www.informationisbeautiful.net/visualizations/how-much-do-music-artists-earn-online-2015-remix/.
Todos esses pontos “negativos e positivos” merecem consideração sistêmica; podem ser invertidos, inclusive como exercício mental. \Por exemplo; os infográficos do link anterior revelam uma indústria de streaming musical robusta. Esse é um sinal negativo ou positivo? Se há uma indústria; há dinheiro a ser feito apesar da competição. (Lembre-se de SEMPRE; fazer sua própria pesquisa, gerenciar seus riscos e se responsabilizar por suas decisões. Nunca arrisque mais do que está disposto a perder).
Vale a pena comprar um desses nodos por 1200 dólares? Provavelmente ‘sim’ para quem acredita na empresa, no time por trás dela e no projeto em si e ‘não’ para quem não tem essa confiança. Boa pesquisa!
Links:
Site Principal: https://app.gala.games/
Site Gala Music: https://music.gala.world/
Compra Nodo: https://music.gala.world/nodes/player-node/buy
Twitter:
https://twitter.com/GoGalaGames
https://twitter.com/GoGalaMusic
Aoki: https://a0k1verse.xyz/
Mercado da música: https://www.informationisbeautiful.net/visualizations/how-much-do-music-artists-earn-online-2015-remix/